Pressão Alta

Pressão alta

Para tirar melhor proveito dos medicamentos de uso diário para controlar a pressão arterial, uma pesquisa recente sugere que devemos tomá-los antes de dormir.

É uma dica simples que pode salvar vidas, afirmam os autores do estudo espanhol, publicado na revista científica European Heart Journal.

A hipertensão arterial é um problema muito comum e que afeta várias pessoas. Por ser uma doença silenciosa, os sintomas são praticamente imperceptíveis ou não se apresentam. Em geral, descobre-se a pressão alta em uma consulta de rotina, quando o especialista afere a pressão arterial.

Ficou interessado e quer saber mais sobre a pressão alta? Então, continue a leitura!

O que é a pressão alta e quais são seus tipos?

O coração é responsável pelo bombeamento de sangue para diversas partes do corpo. Ter pressão alta quer dizer que as artérias sofrem um estreitamento e, portanto, esse órgão precisa fazer uma força maior para receber e distribuir o sangue.

Assim, o líquido passa com muita força nos vasos e, com isso, pressiona as suas paredes, podendo causar rompimentos ou aneurismas, resultando em acidente vascular encefálico. Essa condição também deixa o organismo mais propenso a problemas renais, infarto etc.

A pressão alta é dividida em dois tipos: sistêmica e pulmonar. Veja, a seguir, a diferença entre elas!

Sistêmica

A do tipo sistêmica é caracterizada como uma pressão arterial igual ou maior a 140 x 90 mmHg. Está frequentemente associada a alterações metabólicas, de órgãos alvos e relacionada a mortalidade cerebrovascular e cardiovascular.

Pulmonar

A hipertensão pulmonar é um distúrbio raro que faz a pressão arterial nos pulmões ficar mais elevada. Apesar de atingir qualquer pessoa, a doença é mais comum em mulheres, principalmente naquelas entre os 20 e 40 anos.

Essa condição não tem uma causa específica, mas pode acontecer em decorrência de outras doenças, como HIV, problemas cardíacos e como resultado de determinados medicamentos.

Quais são as causas da pressão alta?

A pressão alta surge quando existem alterações que dificultam a passagem do sangue nos vasos sanguíneos, aumentando a força que o coração precisa fazer para o líquido circular corretamente. Confira, a seguir, as principais causas!

Sedentarismo

O sedentarismo é um dos fatores de risco para o surgimento da hipertensão. Isso porque ele causa alterações vasculares, que deixam os vasos mais rígidos, prejudicando sua adaptação aos vários valores da pressão arterial.

Além disso, quem é sedentário costuma estar acima do peso e tem colesterol alto, sendo este um vilão nesse processo. Ele se acumula na parede das artérias, diminuindo o espaço para o sangue circular.

Tabagismo

O cigarro é composto por várias substâncias prejudiciais para a saúde. Além de conter agentes cancerígenos, a fumaça libera radicais livres, que destroem e envelhecem as células do nosso corpo. Logo, estruturas essenciais do organismo podem envelhecer mais rápido, como a artéria carótida, o que prejudica a circulação.

Além disso, a cada tragada, a pressão aumenta momentaneamente por conta dos compostos do cigarro. Assim, quem fuma várias vezes ao dia tem chances maiores de ter pressão alta.

Má alimentação

O sal também é um grande prejudicial da pressão. Quem abusa dessa substância apresenta uma tendência maior para reter água, sendo uma maneira de o organismo compensar o excesso do condimento.

Contudo, os vasos sanguíneos permanecem com o mesmo calibre, enquanto o volume de sangue aumenta, determinando uma pressão arterial mais alta. É por essa razão que a alimentação para evitar a hipertensão deve conter poucos alimentos industrializados, pois eles são ricos em sal, além de outras substâncias que prejudicam a saúde.

Quais são os sintomas?

De modo geral, a pressão alta é silenciosa e, na maior parte dos casos, não manifesta sintomas. Por essa razão, é comum que se tenha a hipertensão por muitos anos antes de surgirem os sinais típicos da doença.

Ainda assim, quando ocorrem picos em que a pressão arterial aumenta de repente, a pessoa pode ter alguns sintomas, como:

  • dificuldade para respirar;
  • tonturas;
  • visão embaçada;
  • dor de cabeça;
  • alteração na visão;
  • sonolência;
  • tontura.

Sempre que esses sinais aparecerem, saiba que é fundamental consultar um médico para ele avaliar o seu caso, iniciando um tratamento adequado.

Como prevenir a pressão alta?

Por ser uma doença que não tem cura, a melhor maneira de combater a pressão alta é por meio da prevenção. Assim, é necessário adotar hábitos de vida saudáveis, que evitem condições para que ela surja.

Veja, a seguir, algumas dicas práticas para você evitar a hipertensão!

Pratique atividades físicas

Além dos já conhecidos benefícios que as atividades físicas trazem para o organismo, elas controlam a pressão arterial. As práticas aeróbicas são as ideais, já que mantêm o corpo em movimento.

Para isso, comece devagar e faça cerca de 30 minutos de exercícios por dia, no mínimo, três vezes na semana. Escolha aquele que dê prazer, como caminhada, yoga, corrida, natação, ciclismo etc.

Diminua o estresse

O estresse aumenta o nível de alguns hormônios, como cortisol e adrenalina, que contraem os vasos e aceleram os batimentos cardíacos, aumentando a pressão arterial. Para combater esse problema, é fundamental adotar algumas atividades relaxantes ao longo do dia.

Assim, tire um tempo para assistir a sua série favorita, pratique meditação, brinque com o cachorro, cozinhe pratos de que você gosta, entre outros. Em casos intensos, não deixe de buscar ajuda profissional com um psiquiatra.

Reduza o consumo de sal

Como mencionamos, o consumo excessivo de sal é um grande vilão da pressão arterial. Mas não é só na adição do condimento nas preparações dos alimentos que devemos ter atenção. Evite também alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos, além de refrigerantes e produtos em conserva.

Uma boa dica é caprichar nos temperos no momento de preparar a comida. Assim, use e abuse de salsinha, coentro, orégano, hortelã, manjericão, cúrcuma etc.

Agora que você já conhece as causas e os sintomas da pressão alta, saiba que consultar um médico especialista é muito importante para prevenir e tratar esse problema. Para isso, conte com um plano de saúde com benefícios exclusivos para acompanhar de perto a doença, como as opções oferecidas pela Golden Cross!

Confira os plano de Saúde Golden Cross, com 50% Desconto na 1° Mensalidade!